Disponível para alguns brasileiros, a restituição do Imposto de Renda é paga anualmente pela Receita Federal. Os recursos, que são disponibilizados em lotes, já começaram a ser pagos para alguns grupos. Em breve, uma nova lista de beneficiários deverá ser contemplada pelos pagamentos.
Neste mês de julho, a Receita Federal irá entrar no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2024. Assim como nos pagamentos anteriores, a liberação de recursos continuará obedecendo a ordem de prioridades definida pelo órgão. Dessa forma, os cidadãos que fazem parte desses grupos deverão ter prioridade com relação aos outros contribuintes.
Confira a lista de prioridades da restituição do Imposto de Renda:
- Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência ou com moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que residem no estado do Rio Grande do Sul;
- Cidadãos que utilizaram a pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix.
No entanto, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, também deverão ser contemplados os contribuintes que não estão na lista de prioridades. Isso porque, a cada lote, a Receita disponibiliza o pagamento para parte desse grupo.
Para saber se será contemplado, o cidadão deve realizar uma consulta no site da Receita Federal. Por meio da plataforma, ele poderá descobrir se foi incluído no novo lote de pagamentos. Caso vá ser contemplado, ele deverá aguardar o depósito dos recursos na conta informada no momento da declaração.
Caso ainda não esteja na lista, será preciso aguardar a nova rodada de pagamentos que será realizada pela Receita Federal no próximo mês.
Veja a lista de pagamentos da restituição do Imposto de Renda:
- 1º lote – pagamento no dia 31 de maio de 2024;
- 2º lote – pagamento no dia 28 de junho de 2024;
- 3º lote – pagamento no dia 31 de julho de 2024;
- 4º lote – pagamento no dia 30 de agosto de 2024;
- 5º lote – pagamento no dia 30 de setembro de 2024.
Confira outros detalhes sobre a declaração do Imposto de Renda neste link.