INSS muda PRORROGAÇÃO do auxílio-doença mexendo no bolso dos cidadãos

Desde 1º de julho o processo para solicitar a prorrogação do auxílio-doença foi alterado no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). É que a portaria que permitia prorrogar o benefício sem perícia presencial perdeu sua validade, e agora novos métodos foram adotados. 

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INSS muda PRORROGAÇÃO do auxílio-doença mexendo no bolso dos cidadãos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Todo trabalhador que não se sentir apto a voltar ao trabalho tem direito de pedir pela prorrogação do auxílio-doença. O pedido deve acontecer 15 dias antes do término do benefício, conforme indicado na perícia anterior.

O que muda no pedido de prorrogação do auxílio-doença no INSS?

A obrigatoriedade da perícia médica presencial para prorrogação do auxílio-doença no INSS voltou em 1º de julho.

No entanto, foi decidio que se o tempo de espera para a realização da perícia for menor ou igual a 30 dias, a avaliação será agendada com a data de cessação administrativa.

E se o prazo para a realização da avaliação médica for maior do que 30 dias, o benefício será prorrogado por 30 dias sem agendamento da avaliação, sendo fixada a data de fim do benefício.

Como pedir a prorrogação do auxílio-doença

O pedido de prorrogação do auxílio-doença no INSS é feito online, usando a plataforma Meu INSS. É importante que o trabalhador esteja atento aos prazos, e que apresente um atestado e/ou laudo médico sem rasuras. 

  • acessar o Meu INSS e fazer login;
  • escolher a opção benefício por Incapacidade;
  • clique em Serviços Disponíveis;
  • escolha Pedir Novo Benefício;
  • leia as instruções e clique em avançar;
  • é necessário anexar os documentos solicitados;
  • ele pode escolher receber notificações pelo WhatsApp ou acompanhar pelo telefone 135;
  • depois é necessário confirmar os dados do pedido;
  • na etapa seguinte, deve ser informado se a incapacidade é temporária ou permanente; se a pessoa titular do benefício está presa em regime fechado e se houve acidente de trabalho;
  • depois, anexe (em PDF) o documento médico, documento de identificação com foto e informe alguns dados do documento médico;
  • revise os documentos adicionados e clique em avançar;
  • na etapa seguinte, será necessário informar o vínculo empregatício;
  • depois, o segurado deve indicar a agência do INSS e o local de pagamento, além de informar CEP;
  • a tela final pedirá para que o segurado confirme todas as informações e, se estiverem certas, em avançar.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com