Idosos aposentados têm o bolso prejudicado com decisão do STF e ficam sem dinheiro

Depois de uma longa espera, os aposentados do INSS acabaram não recebendo boas notícias do STF. Uma decisão da Corte acabou com impedindo o aumento do benefício pago pelo Instituto. Entenda melhor essa decisão do Supremo e como ela pode te afetar.

Idosos aposentados têm o bolso prejudicado com decisão do STF e ficam sem dinheiro (Imagem: FDR)

A decisão foi tomada há alguns meses, mas ainda repercute entre os aposentados do INSS. Principalmente entre aqueles que já haviam solicitado o aumento do benefício previdenciário. O tema era analisado pelo Supremo Tribunal Federal há anos.

Aumento da aposentadoria do INSS

  • O grande sonho de muitos brasileiros era que o STF aprovasse a revisão da vida toda, mas isso acabou não acontecendo.
  • Indiretamente o Supremo Tribunal Federal acabou impossibilitando que os aposentados e pensionistas utilizem esse recurso para aumentar os seus benefícios.
  • A revisão em si não foi votada, mas o STF votou o fator previdenciário, método adotado a partir da Reforma da Previdência.

O que é a revisão da vida toda?

  • A revisão é um método usado para aumentar o benefício, nele é feito de fato uma análise de todo o histórico de contribuições de um cidadão.
  • Com isso, teoricamente, poderia ser considera a contribuição feita antes de 1994, quando o plano Real foi iniciado
  • No ano de 2022 o STF reconheceu o direito de uso desse recurso, mas o INSS acabou recorrendo e a ação corre até hoje.
  • A alegação é que se a revisão fosse aprovada ela resultaria em um aumento do orçamento federal. A previsão é de um aumento de R$ 480 bilhões.
  • Com a aprovação do fator previdenciário a revisão da vida toda não deve ser aprovada em seu futuro julgamento.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, alguns benefícios do INSS podem ser cancelados em breve, clique aqui e entenda o porquê.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.