São Paulo abre 55 mil vagas em cursos gratuitos de tecnologia

Programa de qualificação gratuita em parceria com o Google vai formar a população em áreas com grande demanda de profissionais nos próximos anos. Os cursos de tecnologia têm duração de pouco mais de um mês e conferem certificação para os participantes. Veja mais detalhes desta oportunidade imperdível.

São Paulo abre 5,5 mil vagas em cursos gratuitos de tecnologia  (Imagem: FDR)

A área de tecnologia é uma das que mais devem contratar pelos próximos anos no país. Para quem está em busca de uma colocação profissional, pode ser interessante investir agora. Um programa de qualificação gratuita em parceria com o Google tem 5,5 mil vagas em duas formações.

E o melhor, após o final do curso, os formandos poderão participar de uma Feira de Oportunidades, onde terão acesso a vagas de emprego na área.

Cursos gratuitos de tecnologia

São dois cursos, o primeiro é “Fundamentos de Computação em Nuvem – Google Cloud”. Nessa formação estão disponíveis 3 mil vagas ao todo, sendo voltado às pessoas que possuem pouco ou nenhum conhecimento de computação.

O curso tem ao todo 64 horas de duração, divididas em 4 módulos com 56 horas de conteúdos + 8 horas de habilidades socioemocionais. Neles os participantes aprenderão os fundamentos da nuvem, big data e aprendizado de máquina.

O outro curso é de “Inteligência Artificial – Google Cloud”, para ele são 2,5 mil vagas. Ao todo são 50 horas de curso, sendo 30 horas de conteúdo programático, 12 horas de tutoria e outras 8 de habilidades socioemocionais.

Nos três módulos de formação, os participantes aprenderão sobre os conceitos de inteligência artificial generativa. 

A previsão é de que até 2025 sejam necessários 500 mil profissionais nestas áreas, segundo dados da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais.

Qualifica SP

Os cursos são oferecidos pelo governo do estado de São Paulo através do programa Qualifica SP – Novo Emprego.  O programa é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e conta com a parceria do Google Cloud, braço de computação em nuvem do Google.

As aulas são virtuais, o que possibilita a participação de pessoas de todo o estado. Será um mês de maio de formação que poderá abrir uma oportunidade de trabalho para os cidadãos.

Os interessados têm até o dia 5 de agosto para se inscreverem pelo site Qualifica SP. É necessário ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e participar dos testes classificatórios depois de realizarem a inscrição. 

Lembrando que os cidadãos só podem fazer um curso por vez, mas podem fazer ambos, um após o outro.

Após essas etapas, os inscritos vão receber uma convocação via e-mail para iniciarem as aulas. Para o mês de agosto a previsão é de que seja feita uma nova oferta com mais 2,5 mil vagas.

Pessoas já formadas e que estão desejando trocar de área de atuação podem se inscrever e conquistar uma área profissional também pode se inscrever.

“São cursos para quem quer adentrar em novas áreas de trabalho ou para quem quer se aperfeiçoar e se destacar na carreira profissional que está trilhando. As aulas podem ser presenciais, online e dentro de unidades móveis”, informa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

São Paulo abre 5,5 mil vagas em cursos gratuitos de tecnologia (Imagem: FDR)

Job Fair – Feira de Oportunidades

Depois de se qualificar, vem o momento de ingressar na área. O primeiro passo será participar de uma avaliação para conquista do ‘selo de habilidades’ do Google Cloud.

Quem conseguir os selos necessários e tiver, pelo menos, 75% de presença nas aulas, vai poder participar da Job Fair – Feira de Oportunidades. É nesse momento em que as portas de emprego serão abertas para os participantes. O evento acontece no mês de novembro deste ano.

A feira vai oferecer oportunidades de trabalho no Google e em empresas parceiras.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile