Salário mínimo 2025 com MAIS benefícios gera alegria entre os trabalhadores

O governo federal já trabalha com as primeiras projeções sobre o salário mínimo 2025. Embora demore pouco mais de cinco meses para a chegada de um novo ano, o governo precisa ter uma previsão de valor que vai interferir na vida de milhões de trabalhadores. 

salário mínimo em 2025
Salário mínimo 2025 com MAIS benefícios gera alegria entre os trabalhadores
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Em 2023 o governo federal alterou o cálculo do salário mínimo para aumentar o piso acima da inflação, e assim garantir poder de compra aos brasileiros.

No caso do salário mínimo 2025 o poder público ainda trabalha em cima de projeções, a confirmação virá apenas no fim de dezembro.

Qual será o valor do salário mínimo 2025?

O novo valor do salário mínimo passa a valer em 1 de janeiro de 2025, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinar a lei sancionando a quantia. 

No entanto, a equipe econômica do governo federal já enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, em que consta para o salário mínimo 2025:

A quantia significaria uma alta de 6,36% na comparação anual, já que hoje o salário mínimo é de R$ 1.412. 

Para chegar ao índice de reajuste será preciso aguardar o resultado do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de janeiro a novembro de 2024, que será somado ao Produto interno bruto (PIB) consolidado de dois anos anteriores, que totalizou 2,9% em 2023.

O que muda na vida dos trabalhadores com o salário mínimo 2025?

A partir da alteração do salário mínimo 2025 a remuneração dos trabalhadores brasileiros tende a mudar. Conforme prevê a legislação o piso vai impactar em:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile