Revelado HOJE (17/07) que aposentados são afetados com decisão do STF sobre revisão de benefícios no INSS

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Aposentados do INSS que esperam pela revisão de benefícios acabam de receber más notícias. Esse recurso aumenta o valor do benefício através do uso de contribuições antigas no cálculo do benefício. Entenda melhor como o julgamento desse recurso está atualmente.

Revelado HOJE (17/07) que aposentados são afetados com decisão do STF sobre revisão de benefícios no INSS  (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A revisão de benefícios do INSS possibilita que o valor mensal recebido pelo cidadão aumente, pelo menos era isso que muitos cidadãos esperavam. Em uma decisão recente o Supremo Tribunal Federal (STF) pode ter acabado com esse recurso. Agora quem já utilizou essa revisão tem medo de perder o aumento.

Revisão dos benefícios do INSS

  • Atualmente o INSS tem pelo menos 121 mil processos de revisão de benefícios.
  • Outras centenas já tiveram aprovação e conseguiram um aumento no valor das aposentadorias e pensões.
  • Acontece que, indiretamente, o STF julgou a revisão dos benefícios do INSS e o resultado não agradou os cidadãos.
  • Isso porque, o STF decidiu pela manutenção do fator previdenciário, único sistema que poderia ser usado para o reajuste dos benefícios.
  • Com isso, a revisão não poderia ser feita.

Ainda é possível conseguir a revisão da vida toda?

  • Há pelo menos 121 mil processos de revisão abertos atualmente.
  • O Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), já apresentou um pedido para que os pedidos já abertos tenham direito a essa revisão.
  • Agora, o STF deve decidir sobre essas ações que já estavam em tramitação antes da decisão pela revogação do direito à revisão.
  • Infelizmente, com o governo trabalhando para reduzir o orçamento federal, é provável que os pedidos já abertos sejam finalizados sem um resultado favorável para os cidadãos.
  • Essa decisão deve acontecer apenas no mês de agosto, quando os ministros voltam do recesso.

Segundo a especialista do FDR Laura Alvarenga, o Instituto Nacional do Seguro Social acabou com a idade mínima para a aposentadoria.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.