Revelado HOJE (17/07) que aposentados são afetados com decisão do STF sobre revisão de benefícios no INSS

Aposentados do INSS que esperam pela revisão de benefícios acabam de receber más notícias. Esse recurso aumenta o valor do benefício através do uso de contribuições antigas no cálculo do benefício. Entenda melhor como o julgamento desse recurso está atualmente.

Revelado HOJE (17/07) que aposentados são afetados com decisão do STF sobre revisão de benefícios no INSS  (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A revisão de benefícios do INSS possibilita que o valor mensal recebido pelo cidadão aumente, pelo menos era isso que muitos cidadãos esperavam. Em uma decisão recente o Supremo Tribunal Federal (STF) pode ter acabado com esse recurso. Agora quem já utilizou essa revisão tem medo de perder o aumento.

Revisão dos benefícios do INSS

  • Atualmente o INSS tem pelo menos 121 mil processos de revisão de benefícios.
  • Outras centenas já tiveram aprovação e conseguiram um aumento no valor das aposentadorias e pensões.
  • Acontece que, indiretamente, o STF julgou a revisão dos benefícios do INSS e o resultado não agradou os cidadãos.
  • Isso porque, o STF decidiu pela manutenção do fator previdenciário, único sistema que poderia ser usado para o reajuste dos benefícios.
  • Com isso, a revisão não poderia ser feita.

Ainda é possível conseguir a revisão da vida toda?

  • Há pelo menos 121 mil processos de revisão abertos atualmente.
  • O Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), já apresentou um pedido para que os pedidos já abertos tenham direito a essa revisão.
  • Agora, o STF deve decidir sobre essas ações que já estavam em tramitação antes da decisão pela revogação do direito à revisão.
  • Infelizmente, com o governo trabalhando para reduzir o orçamento federal, é provável que os pedidos já abertos sejam finalizados sem um resultado favorável para os cidadãos.
  • Essa decisão deve acontecer apenas no mês de agosto, quando os ministros voltam do recesso.

Segundo a especialista do FDR Laura Alvarenga, o Instituto Nacional do Seguro Social acabou com a idade mínima para a aposentadoria.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.