Quem é beneficiário do BPC tem direito ao saque de R$ 1.412 mensais, pagos pelo INSS, mas é possível receber até o dobro desse valor, basta seguir as regras que vamos te apresentar agora. Além disso, que m recebe o Benefício de Prestação Continuada também pode aproveitar descontos na conta de luz.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício assistencial voltado aos idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Com ele é possível receber mensalmente R$ 1.412, ou seja, o piso do INSS. Por não ser uma aposentadoria, os beneficiários não têm direito a 13º salário nem deixam pensão por morte.
Como duplicar o valor do BPC?
- Para receber o BPC pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social é necessário estar com o Cadastro Único atualizado.
- Esse mesmo cadastro dá direito a outros benefícios, como o Bolsa Família, o Auxílio-Gás, a Tarifa Social, entre outros.
- Para cada um deles há requisitos básicos específicos que precisam ser atendidos.
- Em comum está a possibilidade de acumulação de mais de um benefício.
- A primeira etapa para ser inserido nesses outros programas é fazer a atualização do CadÚnico. Para isso é importante ir até uma unidade do CRAS mais próxima da sua residência.
Atualização do CadÚnico
Manter os dados atualizados é um requisito básico para continuar recebendo os benefícios. Para isso, o cidadão deve apresentar os seguintes documentos e informações:
- Documento de identificação com foto do beneficiário e dos membros da família.
- Comprovante de residência atualizado.
- Número de Inscrição Social (NIS).
- Para pessoas com deficiência: Laudos médicos ou relatórios que comprovem a condição médica da pessoa.
A recomendação é de que a atualização seja feita sempre que alguma informação mudar, seja endereço, renda mensal, falecimento ou nascimento.
A especialista do FDR Lila Cunha apresenta quais são os novos benefícios do CadÚnico.