O Ministério do Desenvolvimento Social e combate à Fome vem realizando uma averiguação e revisão cadastral no Bolsa Família. Essas ações já resultaram no bloqueio de mais de 670 mil benefícios em todo o país. Entenda o porquê isso está acontecendo e como evitar a suspensão do pagamento.
No último mês de junho cerca de 20,8 milhões de famílias de todo o país receberam o Bolsa Família. Nesse número também estão contabilizados os novos beneficiários, que ganharam o direito ao benefício no último mês. Por outro lado, muita gente acabou não recebendo o depósito.
Isso aconteceu por causa dos bloqueios no Bolsa Família que estão sendo realizados pelo MDS após averiguações e revisões cadastrais.
Bloqueios no Bolsa Família
Como o próprio MDS já informou, o bloqueio não significa necessariamente o cancelamento do benefício. Quer dizer que por alguma razão o benefício está suspenso até que o beneficiário corrija o problema encontrado.
O Ministério do Desenvolvimento Social afirmou que desde o início de sua gestão vem realizando uma reconstrução do Cadastro Único. Essa medida foi tomada para evitar as distorções no pagamento que estão acontecendo no programa.
Além disso, também têm acontecido investigações feitas pelo Poder Judiciário, que visam encontrar pagamento indevidos, informações falsas, entre outros problemas.
Nesse processo de averiguação também foram descobertos cadastros desatualizados e até pagamento feitos para pessoas já falecidas ou para quem tem renda acima do permitido. Essas ações acabam tirando de outras pessoas a participação no programa.
“O bloqueio do benefício da família do Bolsa Família tem por efeito: incentivar a família a esclarecer ou regularizar as situações, identificadas no monitoramento e acompanhamento familiar, que ensejaram o bloqueio do benefício; impedir a retirada de parcelas disponibilizadas que ainda não foram sacadas, até a regularização da situação identificada; e impedir a retirada de novas parcelas geradas para os meses posteriores, até a regularização da situação identificada.”, informou o MDS.
O Ministério também informou que a família bloqueada permanece no programa, assim quando o problema é solucionado ela volta a receber.
Motivos que resultam em bloqueio do Bolsa Família
O MDS divulgou em junho uma cartilha com informações importantes, entre elas os motivos do bloqueio do benefício:
- Famílias que não regularizaram seus cadastros até o prazo estipulado no Processo de Qualificação Cadastral 2024 (públicos P3 e P6 da Averiguação e P1 e P2 da Revisão);
- Famílias com CPF irregular na base da Receita Federal;
- Falecimento de pessoa da família.
Nesses casos a família continua no programa por até 6 meses, mas não consegue fazer o saque. Se a situação não for regularizada, aí sim acontece o cancelamento. Cerca de 677 mil famílias estão com benefícios bloqueados desde junho.
Há ainda a suspensão do benefício, que acontece quando a família não cumpre com as condições que garantem o depósito mensal. Essa suspensão acontece após a família receber a advertência e o bloqueio. Só no mês de junho 249 mil famílias saíram do Programa.
Como evitar o bloqueio do Bolsa Família?
O primeiro passo é manter os dados atualizados no Cadastro Único. Isso significa que se houve mudança de endereço, nascimento ou falecimento, conquista de emprego ou desemprego, é necessário fazer a atualização. A especialista do FDR Lila Cunha ensina como atualizar os seus dados
Outro ponto importante é manter a vacinação das crianças em dia e mantê-las na escola com boa frequência.
Calendário do Bolsa Família de julho
- NIS final 1: 18 de julho
- NIS final 2: 19 de julho
- NIS final 3: 22 de julho
- NIS final 4: 23 de julho
- NIS final 5: 24 de julho
- NIS final 6: 25 de julho
- NIS final 7: 26 de julho
- NIS final 8: 29 de julho
- NIS final 9: 30 de julho
- NIS final 0: 31 de julho