Benefícios do INSS podem estar com os dias contados chocando brasileiros dependentes; entenda

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, não negou a possibilidade de cortar benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para conter os gastos públicos. O governo federal precisa economizar, e para isso os auxílios previdenciários serão impactados. 

corte benefícios inss
Benefícios do INSS podem estar com os dias contados chocando brasileiros dependentes; entenda (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Também havia possibilidade de desvincular o aumento dos benefícios do INSS do crescimento do salário mínimo, mas o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou essa possibilidade. Ele já confirmou que não haverão alterações nos pagamentos mínimos. 

Quais benefícios do INSS poderão ser cortados?

De acordo com Simone Tebet, os benefícios do INSS que poderão ser cortados são aqueles que possuem pagamento temporário e por incapacidade. Em outra ocasião o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, confirmou o estudo para aplicar pente-fino nestes salários. 

Isso porque, são auxílios pagos para quem está afastado do trabalho e que precisa de perícia médica para receber. Como:

  • Benefício por Incapacidade Temporária – auxílio-doença;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Auxílio-acidente.

Também pode passar por revisão a aposentadoria por invalidez, já que é outro tipo de benefício pago por conta de incapacidade e que precisa ser revisada a cada dois anos. 

“Eu tenho ‘N’ possibilidades, eu tenho uma avenida. Essa avenida pode virar uma rua mais estreita sob a ótica da vontade política, mas mesmo assim é uma rua onde vai poder passar muita coisa“, disse Tebet. 

O que pode cortar os benefícios do INSS?

Os aposentados e pensionistas não precisam ficar preocupados. Se o seu benefício estiver dentro das confirmidades eles não serão impactados com o pente-fino no INSS

O objetivo deste tipo de averiguação é encontrar erros, falhas no sistema e qualquer outro tipo de inconsistência que leve ao recebimento de forma irregular. Por exemplo:

  • Estar capacitado para voltar a trabalhar, mas continuar recebendo o benefício por incapacidade;
  • Ter apresentado documento falsificado ou fraudado;
  • Receber a aposentadoria por invalidez, mas ter voltado a trabalhar. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com