MAIS DINHEIRO NO BOLSO! População baixa renda inscrita no Cadúnico ganha novo benefício

Foi incluso no texto da Reforma Tributária pela Câmara dos Deputados a possibilidade de devolver 100% dos impostos pagos pelas famílias de baixa renda nas contas de água, energia elétrica e saneamento básico

conta de luz
MAIS DINHEIRO NO BOLSO! População baixa renda inscrita no Cadúnico ganha novo benefício
(Foto: FDR)

A ideia inclusa na Reforma Tributária é que os inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo Federal) tenham a devolução total de um tipo de imposto, e parcial de outro. Funciona por um esquema de cashback, quer dizer, devolução de dinheiro. 

Como vai funcionar o cashback de impostos para inscritos no CadÚnico 

Hoje, os inscritos no CadÚnico recebem desconto no valor da sua conta de energia elétrica, por meio do Tarifa Social. Neste programa é possível receber desconto de até 65% no valor da fatura, a depender do consumo da família todos os meses. 

O governo federal também aprovou, recentemente, a Tarifa Social de Água e Saneamento Básico. Neste programa as famílias terão os mesmos descontos, mas para a conta de água e de saneamento. No entanto, só começa a valer a partir de dezembro de 2024. 

No caso do cashback para impostos a ideia é que sejam devolvidos aos inscritos no CadÚnico:

  • 100% do que é pago em Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) em cada item;
  • 50% do que é pago em Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) de cada item. 

Também está previsto o cashback de 100% da devolução do CBS para o botijão de gás de cozinha. 

Como será feita a devolução do pagamento de impostos?

O texto da Reforma Tributária não informa como exatamente o valor dos impostos será devolvido aos inscritos no CadÚnico, apenas explica a forma como será feita a identificação. 

“Quanto ao cashback, garantimos que, para o cálculo da devolução, serão consideradas as compras nos CPFs de todos os membros da unidade familiar, e não apenas do representante (art. 111, III, a). Além disso, aumentamos a devolução de CBS de 50% para 100% nas operações de fornecimento de energia elétrica, água, esgoto e gás natural”, diz o parecer do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), nomeado relator-geral do texto na Câmara dos Deputados.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com