Mudanças no BPC animam beneficiários após anúncio de aumento no valor com saque facilitado

Uma notícia animadora para os mais de 6,5 milhões de beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada): o Governo Federal anunciou um aumento no valor do benefício, além de facilitar o acesso aos recursos através do Pix. As mudanças, que entram em vigor em breve, tem o objetivo de garantir maior dignidade e qualidade de vida para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o benefício.

Mudanças no BPC animam beneficiários após anúncio de
aumento no valor com saque facilitado. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O BPC é um direito garantido por lei a pessoas com mais de 65 anos e com deficiência que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do BPC é garantir a proteção social e a promoção da inclusão dessa população, com uma renda mínima mensal de um salário mínimo nacional, atualmente no valor de R$ 1.412,00.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o BPC, confira.

Novidades do BPC

Agora, é possível realizar saques via PIX, garantindo a agilidade e praticidade para os beneficiários receberem o valor dos seus benefícios, além de garantir a segurança e a inclusão financeira.

Além das novas facilidades de saque, os beneficiários do BPC terão um aumento no valor do benefício a partir de 2025, o valor do benefício seguirá o mesmo do salário mínimo vigente, que passará por reajuste.

Critérios para receber BPC

Para ter direito ao BPC, além dos requisitos de idade ou deficiência e renda familiar, é necessário também:

Como solicitar o BPC?

Atendendo a esses critérios, será possível realizar a solicitação do benefício através do site ou aplicativo ‘Meu INSS’. Para isso, basta acessar um dos formatos, clicar em ‘Novo pedido’, procurar por ‘Benefício assistencial’ e seguir as instruções.

Após solicitar o BPC, a pessoa pode consultar o benefício através do aplicativo ‘Meu INSS’. Basta fazer o login e clicar em ‘Meus benefícios’. Através do aplicativo ainda é possível acompanhar o progresso das solicitações; agendar avaliações médicas e enviar e receber documentos.

Também é possível fazer a consulta do benefício por telefone com uma ligação gratuita para a Central 135 ou pelo site da previdência, basta informar a numeração do CPF.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile