Lucro do FGTS: só carteira assinada basta para receber o bônus? Descubra!

Está marcada para próxima semana a reunião do Conselho Curador do Fundo de Garantia que vai definir o funcionamento do lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Pelas regras habituais, a distribuição deste lucro deve acontecer durante o mês de agosto. 

lucro do fgts
Lucro do FGTS: só carteira assinada basta para receber o bônus? Descubra!
(Foto: FDR)

A distribuição do lucro do FGTS é feita pela Caixa Econômica Federal, o banco público responsável pela curadoria dessas contas. O valor somado em lucros no ano passado será repartido entre os trabalhadores que possuem uma conta do Fundo de Garantia. 

Lucro do FGTS será pago a todo trabalhador com carteira assinada?

Não! Para receber o lucro do FGTS não basta ter carteira assinada, também será necessário atender a outros critérios. A distribuição é um direito do trabalhador, mas consquistada se:

Isso significa que se a carteira de trabalho foi assinada a partir de janeiro de 2024, por exemplo, os lucros obtidos no ano passado não chegam a esse funcionário já que ele não tinha dinheiro no Fundo de Garantia em 2023.

O lucro é calculado com base nos investimentos que a Caixa fez durante o ano usando os recursos do FGTS. O banco financia obras públicas, serviços de habitação e outros, com o intuito de receber dinheiro de volta.

E devolve parte dos lucros obtidos nessas operações ao trabalhador que na verdade é o dono do dinheiro que foi emprestado e/ou investido. 

Quando o lucro do FGTS vai cair na conta?

Ainda não se sabe exatamente o valor do lucro do FGTS que será distribuido, a expectativa é de que fique em torno de R$ 14,4 bilhões. O resultado oficial será divulgado a partir de terça-feira (16) após a reunião do Conselho Curador. 

Pelas regras gerais, a quantia vai cair na conta do Fundo de Garantia em:

O valor é incorporado ao saldo já disponível e não pode ser sacado individualmente

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile