Como pedir perícia médica para prorrogar o auxílio-doença no INSS?

Já estão valendo as regras do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para o pedido de prorrogação do auxílio-doença. Isso porque, desde o início de julho a prorrogação do Benefício por Incapacidade Temporária deixou de ser automática. 

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Como pedir perícia médica para prorrogar o auxílio-doença no INSS?
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O trabalhador que não se sentir apto a retornar ao trabalho continua tendo direito de pedir a prorrogação do auxílio-doença no INSS. O pedido deve ser feito 15 dias antes do fim do benefício, conforme o documento emitido na primeira perícia médica. 

Como pedir a prorrogação do auxílio-doença no INSS?

A obrigatoriedade da perícia médica presencial para prorrogação do auxílio-doença no INSS continua. Mas, se o tempo de espera para a realização da perícia for menor ou igual a 30 dias, a avaliação será agendada com a data de cessação administrativa.

No entanto, se o prazo para a realização da avaliação médica for maior do que 30 dias, o benefício será prorrogado por 30 dias sem agendamento da avaliação, sendo fixada a data de fim do benefício.

O pedido de prorrogação do auxílio-doença no INSS é feito online, usando a plataforma Meu INSS. É importante que o trabalhador esteja atento aos prazos, e que apresente um atestado e/ou laudo médico sem rasuras. 

  • acessar o Meu INSS e fazer login;
  • escolher a opção benefício por Incapacidade;
  • clique em Serviços Disponíveis;
  • escolha Pedir Novo Benefício;
  • leia as instruções e clique em avançar;
  • é necessário anexar os documentos solicitados;
  • ele pode escolher receber notificações pelo WhatsApp ou acompanhar pelo telefone 135;
  • depois é necessário confirmar os dados do pedido;
  • na etapa seguinte, deve ser informado se a incapacidade é temporária ou permanente; se a pessoa titular do benefício está presa em regime fechado e se houve acidente de trabalho;
  • depois, anexe (em PDF) o documento médico, documento de identificação com foto e informe alguns dados do documento médico;
  • revise os documentos adicionados e clique em avançar;
  • na etapa seguinte, será necessário informar o vínculo empregatício;
  • depois, o segurado deve indicar a agência do INSS e o local de pagamento, além de informar CEP;
  • a tela final pedirá para que o segurado confirme todas as informações e, se estiverem certas, em avançar.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com