Bolsa Família BLOQUEADO! Veja como recuperar seu acesso para voltar a receber

As famílias que estão com o Bolsa Família bloqueado precisam acelerar o processo para destravar o auxílio, caso contrário não conseguirão receber em julho. O próximo depósito pelo programa começa em menos de sete dias. 

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Bolsa Família BLOQUEADO! Veja como recuperar seu acesso para voltar a receber
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Antes de cancelar totalmente o pagamento, o governo federal deixa o Bolsa Família bloqueado até que o responsável familiar volte a atender os critérios. Normalmente, esse tipo de ação serve como um alerta para que a família não descumpra as regras de condicionalidade. 

Como voltar a receber o Bolsa Família bloqueado?

Para voltar a receber o Bolsa Família bloqueado o grupo precisa corrigir o erro que levou a essa punição em até 60 dias. Isso acontece com mais frequência quando basta atualizar algum ponto que dê acesso ao auxílio financeiro, veja:

  • Diminuição da frequência escolar das crianças e jovens: leve até o CRAS atestados médico ou outro documento que justifique a ausência;
  • Falta de acompanhamento nutricional por semestre de crianças de até 7 anos: necessário comparecer até o posto de saúde mais próximo, fazer o acompanhamento e pedir o comprovante. Depois, levar esse registro até o CRAS;
  • Desatualização da caderneta de vacinação de crianças e mulheres: atualize as vacinas e leve o comprovante até o CRAS;
  • Falta de pré-natal das gestantes: necessário agendar uma consulta médica, passar pelo especialista e levar o comprovante até o CRAS;
  • Cadastro Único desatualizado: compareça até o CRAS para atualização. 

Como saber o que levou ao bloqueio do Bolsa Família?

Para saber qual erro levou ao bloqueio do Bolsa Família, o representante da família deve fazer a consulta. 

  • No CRAS – compareça pessoalmente e questione o motivo pelo qual o benefício deixou de ser pago;
  • No App Bolsa Família – faça login com seu CPF e a mensagem vai aparecer;
  • Ligue para a Caixa – telefone número 111;
  • Ligue para o Ministério do Desenvolvimento Social – telefone 121;
  • No extrato de pagamento emitido no caixa eletrônico;
  • Por SMS;
  • Por e-mail. 

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Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com