Anunciado o fim do bloqueio do FGTS após adesão ao saque-aniversário e trabalhadores celebram

Ministro do Trabalho defende o fim do bloqueio do FGTS que já atingiu mais de 8 milhões de pessoas. O saldo é bloqueado pela Caixa após o cidadão fazer a adesão pelo saque-aniversário e permanece assim por dois anos. Entenda os desdobramentos dessa novidade.

Anunciado o fim do bloqueio do FGTS após adesão ao saque-aniversário e trabalhadores celebram (Imagem: FDR)

O saque-aniversário tem uma grande adesão por parte dos brasileiros que têm a oportunidade de acessar parte do saldo da conta todos os anos. O grande problema dele é o bloqueio do saldo do FGTS, que pode ser cancelado em breve. O ministro Luiz Marinho acaba de sinalizar novamente o desejo de acabar com essa restrição.

Para o ministro do trabalho esse bloqueio é uma “crueldade” com o trabalhador que não tem a oportunidade de acessar o recurso após ser demitido.

Fim do bloqueio do FGTS

  • Segundo o ministro mais de 8 milhões de pessoas já aderiram ao saque-aniversário, que não é visto com bons olhos por parte do governo.
  • Pelas regras de adesão a essa modalidade o saldo fica bloqueado por dois anos.
  • Com isso, se o trabalhador for demitido ele não pode retirar o saldo da conta, acaba recebendo apenas a multa de 40%.
  • Apenas após essa espécie de carência ele poderá voltar ao saque-rescisão e então ter acesso ao recurso.
  • Durante entrevista à Radio Brasil no último dia 05/07 o ministro afirmou que “É uma excrescência essa regra da lei, e eu quero corrigir isso”.
  • Além de acabar com essa regra o ministro também afirmou que trabalha para oferecer crédito consignado dentro do FGTS.

Importância do FGTS

  • Marinho lembrou que o FGTS foi criado para substituir a estabilidade ao emprego.
  • O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço funciona como uma poupança, que só pode ser acessada em algumas ocasiões, a principal delas é a demissão sem justa causa.
  • Também é um importante recurso de financiamento de programas habitacionais, de saneamento básico e infraestrutura.

Conhece o FGTS Futuro? A especialista do FDR Laura Alvarenga te apresenta essa modalidade de financiamento da casa própria com os recursos do FGTS.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.