Brasileiros terão internet gratuita em breve após reunião entre ministros do governo Lula. Primeira etapa é o mapeamento das cidades que poderão se beneficiar dessa novidade. A ação deve atender diversas cidades, regiões afastadas e até comunidades ribeirinhas.
O governo federal quer levar internet gratuita para regiões afastadas dos grandes centros urbanos. Essa ação vai beneficiar inclusive comunidades ribeirinhas. O tema já é debatido pelos ministros das Comunicações, Juscelino Filho, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.
Essa é uma importante ação, pois, mesmo que haja planos de internet baratos, muitas cidades não têm condições de fazer o pagamento.
Internet gratuita no CRAS
- O projeto é levar pontos de internet para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de localidades remotas, como comunidades ribeirinhas.
- Essa ação vai beneficiar bastante a população, pois, é o CRAS o órgão responsável pela inscrição e atualização do Cadastro Único.
- É a partir do CadÚnico que as famílias podem receber benefícios como o Bolsa Família, o BPC, Auxílio-Gás, auxílios emergenciais, entre outros.
- A iniciativa deve seguir o modelo do Ministério das Comunicações inseridas no Novo PAC.
- O Programa de Aceleração do Crescimento vai levar internet gratuita a 138 mil escolas públicas de ensino básico do Brasil e 12,6 mil unidades básicas de saúde até 2026.
- A primeira etapa será o mapeamento dos CRAS que serão beneficiados.
- Por isso a lista de municípios atendidos ainda não foi divulgada pelo governo federal.
“O acesso aos serviços públicos essenciais passa hoje pela internet. Por isso, quando levarmos conectividade para os Centros de Referência de Assistência Social mais distantes, vamos ampliar a oferta de atendimento para aquelas pessoas que mais precisam da atenção do Poder Público”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Segundo a especialista do FDR Lila Cunha, o CRAS está fazendo a distribuição de cartões de alimentação, clique aqui e veja como garantir o seu.