Idosos passam a enfrentar novas regras para a CNH e correm risco de perder o documento

Com a nova lei da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em vigor, os motoristas com 50, 60 e 70 anos são os principais afetados pela legislação que está introduzindo uma série de mudanças, requisitos e exigências, que podem representar o fim da carteira de motorista para uma parcela dos idosos que ainda dirigem. 

Idosos passam a enfrentar novas regras para a CNH e correm risco de perder o documento
Imagem: FDR

 

Uma das principais modificações é a alteração no prazo de validade do exame de aptidão física e mental para a renovação da carteira, visto que anteriormente variava conforme a idade do condutor.

De acordo com Lila Cunha, especialista do FDR, dependendo da idade do condutor será preciso passar por um novo exame a cada três anos. Esses exames servem para medir a aptidão do condutor, saber se possui capacidade física e mental de dirigir. 

Quais são as principais mudanças na CNH para idosos?

As alterações nas regulamentações de trânsito promoveram uma significativa transformação, principalmente no que diz respeito à obrigatoriedade de certos equipamentos. A principal mudança da medida é o prazo de validade, que foi alterado em abril de 2021, para se adequar a novas demandas.

Segundo o Detran de São Paulo, os prazos são relacionados às avaliações médicas. As alterações são necessárias por causa da necessidade de encurtar o prazo para que idosos acima de 70 anos sejam avaliados.

Como renovar a CNH após mudanças?

A renovação da CNH é um processo considerado simples, mas que envolve algumas etapas importantes. É necessário:

A condução de veículos com a carteira vencida é uma infração gravíssima, resultando em multa e na adição de sete pontos à habilitação do condutor.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile