Já pensou em fazer uma viagem para outro estado sem pagar a passagem de ônibus? Com a carteirinha do Passe Livre isso é possível; a emissão é gratuita e pode ser feita pela internet. Aprenda agora como conseguir a sua e começar a viajar pelo Brasil.
O governo acaba de anunciar uma novidade, a modernização do Passe Livre, que agora é digital. A carteirinha dá acesso a viagens interestaduais gratuitas de qualquer localidade. O novo sistema entro em funcionamento na última segunda-feira, 08/07.
Quem já é usuário do Passe Livre só precisará fazer a renovação do cadastro no sistema digital; não sendo necessário o envio da documentação novamente.
Viagem interestadual gratuita
Para novos usuários os passos para obtenção da carteirinha são:
- Inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, juntamente com a inclusão prévia como pessoa com deficiência no Ministério dos Direitos Humanos;
- Se cadastrar no Benefício de Prestação Continuada (BPC) junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – Código B87;
- Depois dessas etapas concluídas, basta acessar a página de credenciamento do Passe Livre Digital.
- Depois do credenciamento a carteirinha será emitida na mesma hora. O usuário poderá apresentá-la de forma impressa ou em arquivo digital.
- A credencial será lida por um QR Code presente no documento.
A especialista do FDR Lila Cunha ensina como atualizar o Cadastro Único.
Segundo o governo federal, após o credenciamento digital a carteirinha não terá mais validade, desde que o beneficiário continue atendendo aos requisitos. Essa ação deve desburocratizar o acesso às viagens gratuitas.
Agora o acompanhante não precisa mais de cadastro e continuará com a gratuidade também. Pessoas de baixa renda com deficiência física, mental, ostomia ou doença renal crônica podem solicitar a carteirinha.
O governo federal preparou um vídeo que explica melhor sobre a carteirinha, acesse o canal oficial no YouTube e confira.