Os trabalhadores brasileiros de carteira assinada terão uma novidade nos lucros do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)! Agora, o lucro referente ao ano de 2023 será distribuído aos trabalhadores a partir do final de agosto de 2024.
A estimativa é que o valor total ultrapasse R$ 14 bilhões, impactando positivamente a vida financeira de milhões de pessoas.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o FGTS, confira.
Como funciona a distribuição?
- Reunião decisiva: em 23 de julho, o Conselho Curador do FGTS definirá o valor final do lucro a ser distribuído;
- Crédito na conta vinculada: o valor do lucro não será depositado diretamente na conta bancária do trabalhador, mas sim creditado na conta vinculada do FGTS;
- Saque liberado apenas em situações específicas: o saque do lucro do FGTS só é permitido em casos como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra de casa própria, entre outros previstos em lei.
Consulta ao saldo
Para realizar a consulta ao saldo, é necessário acessar o aplicativo Caixa FGTS ou o site da Caixa Econômica, nos dois casos é preciso inserir os dados de login e senha.
O que é o FGTS?
Criado em 1966, o FGTS é um benefício trabalhista destinado a proteger os trabalhadores demitidos sem justa causa. Todo empregador deve depositar mensalmente 8% do salário do empregado em uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Esses valores são mantidos em contas individuais na Caixa Econômica. Assim, os recursos do FGTS podem ser utilizados pelos trabalhadores em diversas ocasiões, incluindo:
- Demissão sem justa causa;
- Aposentadoria;
- Aquisição da casa própria;
- Tratamento de doenças graves, como câncer ou AIDS.