O auxílio-doença do INSS pode ser prorrogado? Saiba quando acessar o novo prazo

Durante a perícia médica que dá direito ao Benefício por Incapacidade Temporária, atual auxílio-doença, o perito do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai estipular quando o trabalhador vai voltar a trabalhar. Caso não se sinta apto ao retorno, ele tem direito a prorrogação.

prorrogação auxílio-doença
O auxílio-doença do INSS pode ser prorrogado? Saiba quando acessar o novo prazo
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

De outubro de 2023 até junho de 2024 a prorrogação do auxílio-doença no INSS era feita por perícia documental, ou seja, atestado médico. Desde que o trabalhador tivesse passado por perícia presencial no primeiro pedido.

Porém, em julho essa regra acabou e voltou a ser exigida a perícia presencial para a renovação. Na verdade, o site do governo diz que: “pedido é iniciado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS. Durante a análise, você poderá ser chamado para perícia médica“. 

Quem tem direito a prorrogação do auxílio-doença?

Não basta se sentir incapaz de retornar ao trabalho, a prorrogação do auxílio-doença somente será liberada se houver comprovação por documento. Este é um direito garantido a:

Como pedir a prorrogação do auxílio-doença no INSS?

O pedido deve ser feito até 15 dias antes do fim do pagamento do auxílio-doença, e funciona assim:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile