Foi confirmado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) a quebra do calendário e a antecipação do Bolsa Família até dezembro deste ano. As famílias terão o calendário unificado e receberão sempre no primeiro dia do cronograma.
Pelas regras do governo federal e da Caixa Econômica, o calendário do Bolsa Família é organizado com base no último dígito do NIS (Número de Identificação Social) do titular. Os valores são repassados sempre nos dez últimos dias úteis do mês.
Antecipação do Bolsa Família até dezembro de 2024
O MDS confirmou que haverá antecipação do Bolsa Família de julho até dezembro para os beneficiários no Rio Grande do Sul. A medida pretende amenizar os impactos sofridos pelas famílias com as enchentes que afetaram o estado no início de maio.
“Sabemos o quanto o Bolsa Família tem impacto na vida das pessoas, principalmente em uma situação como essa pela qual passa o Rio Grande do Sul. É um recurso importante, que dá apoio no dia a dia das famílias”, defendeu o ministro do MDS, Wellington Dias.
Enfim, a decisão tomada pelo governo indica que:
- Os moradores de cidades do Rio Grande do Sul onde foi decretada situação de calamidade pública receberão o Bolsa Família sempre no primeiro dia do calendário, independente do final do NIS.
Calendário do Bolsa Família para o Rio Grande do Sul
Diante da antecipação do Bolsa Família, o calendário do programa no Rio Grande do Sul passa a considerar apenas a primeira data de pagamento. O auxílio cairá na conta nesta data para todos os grupos.
- Julho: 18 de julho;
- Agosto: 19 de agosto;
- Setembro: 17 de setembro;
- Outubro: 18 de outubro;
- Novembro: 18 de novembro;
- Dezembro: 10 de dezembro.
Também ficam prorrogados os prazos de atualização cadastral para as famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral.