A Receita Federal alerta os brasileiros para um novo golpe que vem sendo aplicado no país. Os falsos leilões estão sendo realizados virtualmente com oferta de itens atrativos. Veja como não se tornar mais uma vítima.
A Receita Federal realmente realiza leilões com itens apreendidos durante suas ações cotidianas. Agora os criminosos estão aproveitando para aplicar um novo golpe que tem feito vítimas em todo o país. Os falsos leilões são realizados virtualmente.
Os leilões da Receita são bastante aguardados porque neles é possível comprar produtos queridinhos em bom estado e com preços mais baixos, como celulares e computadores.
Golpe do falso leilão
- Segundo a Receita Federal, foram identificadas transmissões (lives) falsas que simulam leilões feitos pelo órgão.
- Geralmente essas livres acontecem um ou dois dias antes de leilões oficiais feitos pela Receita.
- Com isso os cidadãos acabam acreditando que se trata de um evento realizado pela entidade e se tornam vítimas.
- Nessa prática os criminosos oferecem lotes falsos, o consumidor faz o pagamento e entra em contato com a Receita para fazer a retirada do lote arrematado.
- É então que o golpe é identificado, quando o consumidor descobre que não há lote.
- Para reduzir o número de vítimas a Receita alerta que os leiloes eletrônicos só podem ser acessados pelo Sistema de Leilão Eletrônico, acessado via Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).
- Para utilizar o sistema é necessário ter conta GOV.BR com nível Prata ou Ouro, clique aqui e veja como subir a sua conta de nível.
- No sistema é possível conferir os lotes disponíveis, tendo acesso até mesmo à fotos dos produtos e detalhes.
- Antes de participar de qualquer leilão, verifique se as páginas oficiais estão divulgando o evento.
- Clique aqui e veja como descobrir se o seu CPF está sendo usado para aplicação de golpes.
A especialista do FDR, Lila Cunha, alerta sobre um novo golpe que vem sendo aplicado usando o próprio FDR; veja como se proteger.