Revisão de aposentadorias do INSS tem reviravolta após mudanças do STF

Mais uma vez os brasileiros terão que esperar pela revisão de aposentadorias do INSS. O tema tem sido debatido pelo Supremo Tribunal Federal há meses e parece que está longe de ser encerrado. Entenda o andamento desse julgamento.

Revisão de aposentadorias do INSS tem reviravolta após mudanças do STF (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

É através da revisão de aposentadorias do INSS que os aposentados têm a oportunidade de aumentar o valor recebido mensalmente. Atualmente o STF tem pelo menos 121 mil processos de revisão. Acontece que essas pessoas terão que esperar ainda pela análise.

Isso porque o Supremo Tribunal Federal entrou em recesso no último dia 1º de julho, ou seja, todos os julgamentos estão suspensos até que as atividades retornem.

Análises da revisão de aposentadorias do INSS

  • Meses atrás o STF já havia julgado, de forma indireta, essa revisão, que acabou não tendo um bom resultado para os cidadãos.
  • Pela decisão do STF a revisão não seria possível, graças ao fator previdenciário.
  • Essa decisão deixa muita gente que já conseguiu a revisão insegura e com medo de que o valor recebido mensalmente seja reduzido.
  • A especialista do FDR Laura Alvarenga explica melhor sobre a revisão da vida toda, clique aqui e confira.

Como ficam os processos já abertos?

  • O Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev) já apresentou um pedido para que os segurados que já fizeram o pedido tenham o direito a revisão resguardado.
  • Isso porque muita gente já havia aberto processos de revisão do benefício, cerca de 121 mil estão abertos, para ser mais exata.
  • Acontece que esse aumento de benefícios pode ser vetado pelo governo, que tem trabalhado para reduzir o seu orçamento, inclusive realizando pentes-finos nos benefícios.
  • A expectativa é de que os processos sejam analisados e uma decisão seja tomada pelo STF.
  • Mas, isso ainda vai ter que esperar, pois, o recesso do Supremo Tribunal Federal vai até o dia 31 de julho.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.