Milhares de trabalhadores não precisarão trabalhar no dia 09 de julho e comemoram

Para milhares de brasileiros a próxima terça-feira, 9 de julho, será diferente. Ao invés da rotina apressada poderão descansar no meio da semana. Neste dia é celebrada a Revolução Constitucionalista de 1932 e por isso se tornou feriado. 

feriado 9 de julho
Milhares de trabalhadores não precisarão trabalhar no dia 09 de julho e comemoram
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Desde 1997 a Revolução Constitucionalista se tornou feriado, com isso quem trabalha com carteira assinada consegue dispensa remunerada. Para quem precisa trabalhar, por conta de uma decisão da empresa, é possível conseguir folga em outra data ou ser pago em dobro pelo dia. 

9 de julho é feriado nacional?

Não! O feriado de 9 de julho é feriado estadual, ou seja, decreto pelo estado. Neste caso, a data foi adotada pelo governo do estado de São Paulo, logo quem reside nesta região não precisa se preocupar com o trabalho na próxima terça-feira (9).

Há prefeituras que aproveitaram que o feriado caiu na terça-feira para decretar emenda na segunda-feira (8), mas que vale como ponto facultativo para os comércios. No entanto, órgãos públicos ligados ao município não funcionarão nos dois dias. 

É preciso verificar como ficou o funcionamento na sua cidade, já que a ordem do estado é para o feriado apenas no dia 9. Haverão mudanças como:

Próximos feriados nacionais

Apenas os paulistas serão beneficiados com um feriado no meio da semana em 9 de julho, enquanto isso o restante do país vai ter que aguardar até novembro para conseguir a mesma vantagem. 

Perceba que os próximos feriados com folga durante a semana estão marcados para novembro, nos dias 15 (sexta-feira) e 20 (quarta-feira).

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile