Lula autoriza mudanças no cartão de crédito; brasileiros com CPFs de 0 a 9 são afetados

Com o objetivo de ter um sistema financeiro mais justo e acessível no país, o presidente Lula sancionou recentemente a Lei Federal n° 14.690/23, que traz mudanças no funcionamento do cartão de crédito e no crédito rotativo. Assim, a nova legislação afeta todos os brasileiros com CPFs de 0 a 9.

Lula autoriza mudanças no cartão de crédito; brasileiros
com CPFs de 0 a 9 são afetados. (Imagem: FDR)

Uma das mudanças mais significativas é a limitação dos juros cobrados sobre o crédito rotativo, pois agora é estipulado que os juros não podem exceder o dobro do valor original da dívida. Ou seja, se um consumidor possui uma dívida de R$100 no cartão de crédito, o valor total, incluindo juros e encargos, não poderá ultrapassar R$200, prevenindo assim, o acúmulo de dívidas impagáveis e promovendo um controle financeiro mais eficaz entre os brasileiros.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre cartão de crédito, confira.

Benefícios para o consumidor

Além disso, agora também é possível realizar a portabilidade de dívidas, permitindo que você transfira, sem custos adicionais, o saldo devedor do seu cartão para outra instituição financeira. Essa flexibilidade coloca o consumidor no comando, possibilitando a busca por opções com taxas de juros mais baixas e melhores condições.

Com a lei, as instituições financeiras precisam competir entre si para oferecer as melhores condições aos consumidores. Isso significa que você pode ter acesso a taxas de juros mais baixas, programas de fidelidade mais atrativos e outros benefícios que antes eram inimagináveis.

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile