CNH gratuita para IDOSOS vira um direito garantido por Lula

Uma nova lei sancionada pelo presidente Lula surpreendeu os motoristas idosos com mudanças que devem impactar diretamente em pessoas com 50 anos e idosos de 60 e 70. Uma das principais alterações é o um novo benefício para uma parcela da população idosa habilitada na hora de renovar a carteira. 

CNH gratuita para IDOSOS vira um direito garantido por Lula
Imagem: FDR

 

A lei também é responsável pela mudança no prazo de validade do exame de aptidão física e mental para a renovação da carteira para todos os condutores. Agora, os idosos que estão prestes a renovar a CNH podem desfrutar de um novo benefício: a gratuidade na renovação.

A mudança pode representar uma economia maior para os idosos, além de incentivar a regularização e a segurança no trânsito. Segundo a especialista Lila Cunha, a recomendação dos órgãos de trânsito, como o Detran, é de que o motorista dê início ao processo de renovação da CNH cerca de 30 dias antes do vencimento.

Quem tem direito à CNH gratuita?

Com a nova lei da CNH, os idosos possuem um novo benefício: a gratuidade na renovação. Porém, não são todos os condutores com mais de 60 anos que desfrutarão da gratuidade. Apenas idosos acima de 65 anos e residentes em municípios com menos de 50 mil habitantes possuem o direito à CNH Gratuita. 

  • Para ter o acesso à CNH gratuita, os condutores devem residir em cidades pequenas e cumprir com os demais critérios estabelecidos pela legislação local;

  • A proposta ainda está em fase de análises e novos detalhes podem ser adicionados antes do projeto ser implementado. 

Como renovar a CNH de forma gratuita?

A principal mudança da medida é o prazo de validade para se adequar a novas demandas. A CNH agora tem validade de: 10 anos para pessoas com menos de 50 anos; 5 anos para pessoas com idade entre 50 e 70; e 3 anos para idosos com mais de 70.  

Para renovar, o habilitado precisa:

  • Acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de seu estado;

  • Fazer login usando seu CPF ou CNPJ e senha;

  • Confirmar seus dados pessoais e seguir as instruções para solicitar a renovação da CNH.

 

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).