Em julho a Receita Federal fará o pagamento do 3º lote da restituição do IRPF 2024. Até agora mais de 10 milhões de contribuintes já receberam a devolução dos impostos. Neste mês novamente o valor recebido deve ser maior; entenda o porquê.
Até agora a Receita já fez o pagamento de dois lotes da devolução dos impostos pagos a mais. Agora, em julho o 3º lote da restituição do IRPF 2024 deve ser depositado. Ao todo serão cinco lotes regulares e mais cinco residuais, que são destinados às declarações na malha fina.
Segundo a própria Receita neste ano foram recebidas 43.683.473 declarações, sendo 1.064.375 fora do prazo. Isso porque, após o encerramento a Receita já reabriu o sistema de envio da declaração, mas agora os contribuintes terão punições pelo envio fora do prazo.
3º lote da restituição 2024
- Neste ano a restituição conta com uma novidade, a inclusão dos contribuintes do Rio Grande do Sul no grupo prioritário. Essa medida foi tomada para ajudar as pessoas que foram afetadas pelas fortes chuvas e enchentes que atingiram o estado.
- Segundo o calendário divulgado pela Receita, o terceiro lote será depositado no dia 31 de julho.
- Isso significa que a consulta será aberta por volta do dia 24 de julho, ou seja, uma semana antes do pagamento.
- Assim como aconteceu no segundo lote, o 3º terá reajuste pela Taxa Selic, explica a especialista do FDR, Lila Cunha.
Prioridade na Restituição 2024
A Receita ainda não divulgou informações sobre a quantidade de contribuintes inseridos neste lote. O que já se sabe é a ordem de prioridade para o pagamento da restituição.
- Pessoa idosa com idade igual ou superior a 80 anos;
- Pessoa idosa com idade igual ou superior a 60 anos, pessoa com deficiência e pessoa com doença grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por PIX;
- Demais contribuintes.