Novo lote de restituição do IRPF pode ser consultado em julho; veja detalhes

Em julho a Receita Federal abre a consulta para um novo lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Dessa vez acontece o terceiro pagamento do ano, e milhões de pessoas serão beneficiadas. Essa é a chance para quem não possuí prioridade legal. 

restituição
Novo lote de restituição do IRPF pode ser consultado em julho; veja detalhes
(Foto: FDR)

O pagamento do novo lote de restituição do IRPF será feito na conta corrente cadastrada ao enviar a declaração, ou na chave PIX do número de CPF. A Receita Federal ainda não contabilizou quantas pessoas serão contempladas, mas as expectativas são grandes. 

Como consultar o pagamento do terceiro lote de restituição do IRPF?

A Receita Federal vai abrir a consulta para o terceiro lote de restituição do IRPF em 24 de julho, uma semana antes de efetuar o pagamento. 

É neste momento que os contribuintes vão descobrir se finalmente o dinheiro vai cair na conta. Em caso positivo a mensagem que aparecerá na tela será “Imposto a restituir”.

E abaixo da confirmação estarão as informações sobre o pagamento, como: chave PIX ou número da conta, lote de pagamento e a data de depósito. 

  • Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
  • Agora, escolha “Consultar restituição” e “Iniciar”;
  • Informe: data de nascimento, CPF e ano de envio do documento;
  • Tenha acesso as informações. 

Calendário de pagamentos da restituição do IRPF

Ao todo, são cinco lotes de pagamentos da restituição do IRPF em 2024. Em julho o depósito acontecerá no dia 31, e além daqueles com prioridade legal também devem ser inclusos os contribuintes que entregaram a declaração a partir de abril.

  • 1º Lote: 31 de maio;
  • 2º Lote: 28 de junho;
  • 3º Lote: 31 de julho;
  • 4º Lote: 30 de agosto;
  • 5º Lote: 30 de setembro.

Se a restituição não foi aprovada, nesta matéria eu listei o que pode estar bloqueando o acesso.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com