Seu CPF foi registrado no celular pré-pago de outra pessoa? Descubra como identificar

Foi descoberta uma prática criminosa muito perigosa em que os bandidos usam algum número de CPF que encontraram após vazamento de dados para comprar chip de celular pós-pago. Isso significa que eles registram a linha telefônica no nome de um terceiro. 

golpe
Seu CPF foi registrado no celular pré-pago de outra pessoa? Descubra como identificar
(Foto: FDR)

Quando compra um chip direto com a operadora para dar linha telefônica em seu celular o consumidor precisa identificar-se, para isso passa o número do seu CPF. Acontece que alguns bandidos estão usando dessa regra para fraudar a identificação nos contatos telefônicos. 

Como consultar se o CPF está registro em uma linha telefônica?

A linha de telefone pré-paga é aquela em que primeiro você paga pela recarga e depois usa os créditos. É diferente da pós-paga, em que o consumidor compra um plano mensal, utiliza os benefícios de crédito e depois paga por eles. 

As principais empresas de telefônia brasileira se uniram para permitir que os consumidores consultem se há linhas de telefone registradas em seu CPF. A consulta acontece de forma online, basta informar o número do seu documento. 

  • Acesse o site Consulta Pré-pago;
  • Digite o número do seu CPF e selecione “Nova consulta”;
  • Clique em “Sou humano”;
  • O sistema vai informar se há linhas em seu nome, ou se não foram encontradas. 

A consulta é feita na base de dados de cinco companhias: Vivo, TIM, Claro, Sercomtel e Alagar. 

O que fazer se encontrar fraude?

Caso seja descoberto que há um chip pré-pago em seu nome, e que você não esteja usando, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) orienta para:

  • Entrar em contato com a companhia telefônica mencionada;
  • Denunciar que não contratou aquela linha;
  • Pedir o cancelamento do chip. 

Também é possível registrar um Boletim de Ocorrência caso queira se proteger de possíveis fraudes usando seu nome.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com