Os responsáveis por famílias que possuem crianças até 7 anos de idade devem se apressar para atualizar os dados de saúde. Essa é uma obrigação de todos que recebem o Bolsa Família e critério decisivo que inclusive pode ser responsável por cortar o pagamento do benefício.
A atualização de dados de saúde é uma das condicionalidades do programa Bolsa Família. Vale para grupos em que há dependentes de até 7 anos. Neste caso, o titular do benefício, no caso a mãe ou pai da criança, deve leva-lo até o posto de saúde para o acompanhamento nutricional.
Como funciona a atualização de dados de saúde no Bolsa Família?
A atualização dos dados de saúde para beneficiários do Bolsa Família é feita em um posto de saúde do município, também pode ocorrer na secretaria de saúde, vale perguntar na cidade onde mora. O processo ocorre uma vez por semestre, ou seja, duas vezes ao ano.
Não é necessário agendar consulta médica ou ir até o pronto socorro, neste caso a recomendação é procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Ao apresentar um documento com foto e solicitar o acompanhamento nutricional da criança será feito:
- Medição do peso da criança;
- Medição da altura da criança.
Esses dados serão inclusos no cadastro da família e serve para garantir que o menor está dentro do peso e altura ideal para sua idade.
Quando deve ser feita a atualização de dados de saúde?
O titular do Bolsa Família, responsável pelo grupo, é obrigado a fazer a atualização dos dados de saúde dos seus dependentes de até 7 anos de idade. Caso descumpra o prazo terá o seu benefício bloqueado até que o procedimento seja novamente realizado.
Os prazos são:
- Até junho para a primeira atualização (prorrogado até a primeira semana de julho);
- Até dezembro para a segunda atualização.