Fique atento ao colocar seu CPF nas notas fiscais após saber disto aqui

A inclusão do CPF na nota fiscal se tornou uma prática cada vez mais comum nos supermercados brasileiros. Essa iniciativa, além de oferecer vantagens aos consumidores, contribui para o combate à sonegação fiscal e garante maior transparência nas operações financeiras. 

Fique atento ao colocar seu CPF nas notas fiscais após
saber disto aqui. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

No entanto, com a entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em 2020, surgem questionamentos sobre a segurança e o uso adequado dessas informações. Entenda melhor ao longo da matéria.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica mais sobre CPF na Nota, confira.

Benefícios para os consumidores

Combate à sonegação

Para o governo, o CPF nas notas fiscais é uma ferramenta essencial no combate à sonegação fiscal. Ao identificar o CPF do consumidor, torna-se mais fácil monitorar o fluxo de mercadorias e garantir a correta apuração e recolhimento dos impostos. Isso contribui para a justiça fiscal e para a construção de um ambiente de negócios mais competitivo.

Lei Geral de Proteção de Dados

Com a LGPD, as empresas que coletam dados pessoais, como o CPF, têm a responsabilidade de garantir a segurança e a privacidade dessas informações. Isso significa que:

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile