Fique atento ao colocar seu CPF nas notas fiscais após saber disto aqui

A inclusão do CPF na nota fiscal se tornou uma prática cada vez mais comum nos supermercados brasileiros. Essa iniciativa, além de oferecer vantagens aos consumidores, contribui para o combate à sonegação fiscal e garante maior transparência nas operações financeiras. 

Fique atento ao colocar seu CPF nas notas fiscais após
saber disto aqui. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

No entanto, com a entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em 2020, surgem questionamentos sobre a segurança e o uso adequado dessas informações. Entenda melhor ao longo da matéria.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica mais sobre CPF na Nota, confira.

Benefícios para os consumidores

  • Economia: programas de incentivo fiscal, como o Nota Fiscal Paulista, permitem a recuperação de parte do ICMS pago nas compras;
  • Sorteios: a inclusão do CPF garante a participação em sorteios de prêmios;
  • Crédito acumulável: os créditos acumulados podem ser utilizados para abater valores de impostos como o IPVA ou até mesmo transferidos para contas bancárias, proporcionando mais flexibilidade aos consumidores.

Combate à sonegação

Para o governo, o CPF nas notas fiscais é uma ferramenta essencial no combate à sonegação fiscal. Ao identificar o CPF do consumidor, torna-se mais fácil monitorar o fluxo de mercadorias e garantir a correta apuração e recolhimento dos impostos. Isso contribui para a justiça fiscal e para a construção de um ambiente de negócios mais competitivo.

Lei Geral de Proteção de Dados

Com a LGPD, as empresas que coletam dados pessoais, como o CPF, têm a responsabilidade de garantir a segurança e a privacidade dessas informações. Isso significa que:

  • O consentimento do cliente para a coleta e armazenamento do CPF deve ser explícito e claro;
  • A finalidade da coleta de dados deve ser informada de forma transparente;
  • Medidas de segurança adequadas, como criptografia e treinamentos para funcionários, devem ser adotadas para proteger os dados contra acessos não autorizados.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.