Novas regras do saque-aniversário do FGTS começam em julho; entenda o que muda

Uma recente atualização no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) torna o saque-aniversário ainda mais acessível, beneficiando um número maior de trabalhadores. Agora, trabalhadores nascidos em diferentes meses, como abril, maio e junho, têm a oportunidade de aderir ao saque-aniversário, desde que realizem a inscrição até o mês de seu aniversário. 

Novas regras do saque-aniversário do FGTS começam em
julho; entenda o que muda. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Essa expansão entrou em vigor recentemente, proporcionando um período de 60 dias para que os trabalhadores possam realizar os saques, garantindo uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o saque-aniversário, confira.

O que é o saque-aniversário?

Criado em 2019 como uma alternativa ao saque-rescisão, o saque-aniversário funciona como uma forma dos trabalhadores retirarem uma parte do saldo disponível nas contas do FGTS anualmente, no mês do aniversário. 

O valor disponível para o saque é determinado com base no saldo total  do Fundo daquele trabalhador e, normalmente, é possível retirar uma porcentagem, além de uma quantia fixa adicional.

Como ter acesso ao saque-aniversário?

Para ter direito ao saque-aniversário, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo FGTS. São eles:

Para ter acesso ao benefício, o trabalhador deve acessar o aplicativo do FGTS e escolher o saque-aniversário. A solicitação pode ser feita até o último dia do mês de nascimento da pessoa para que o saque fique disponível ainda naquele ano.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile