A partir de 8 de julho, os bancos brasileiros irão realizar a padronização das nomenclaturas nos extratos bancários. A medida tem o objetivo de facilitar a vida dos clientes, especialmente aqueles que possuem contas em mais de uma instituição financeira, e é uma iniciativa em parceria com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Com a padronização, as transações serão descritas de forma clara e objetiva, facilitando a compreensão e o acompanhamento das suas movimentações financeiras, seja um depósito de cheque no caixa eletrônico (“DEP CHEQUE ATM”) ou um saque de dinheiro em espécie na agência (“SAQUE DIN CARTAO AG”).
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre bancos, confira.
Iniciativa da Febraban
A iniciativa da Febraban não se limita apenas a facilitar a vida dos clientes experientes. A padronização também tem o objetivo de democratizar o acesso à informação, tornando os extratos bancários mais compreensíveis para todos, inclusive para aqueles que não possuem familiaridade com termos financeiros.
Com a medida, a Febraban busca fortalecer a confiança e a segurança dos consumidores, além de contribuir para a educação financeira da população.
Como consultar o extrato bancário?
Cada banco ou instituição financeira possui seus próprios canais para consulta do extrato bancário. Você pode acessá-lo através do internet banking, aplicativo do banco, caixas eletrônicos, agências bancárias ou central de atendimento telefônico. Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com sua instituição.
Vale lembrar que o acesso ao extrato bancário é um direito de todos os consumidores e é gratuito para até dois extratos por mês, referentes à movimentação dos últimos 30 dias, para contas correntes.
Serviços gratuitos nos bancos
Além da padronização dos extratos, é importante estar ciente dos serviços gratuitos que você tem direito como cliente de conta corrente ou poupança. Confira abaixo:
Conta corrente
- Cartão de débito e segunda via do cartão;
- Até 4 saques por mês (incluindo saque por cheque);
- Até 2 transferências entre contas do mesmo banco;
- Até 2 extratos com a movimentação dos últimos 30 dias;
- Até 10 folhas de cheques (desde que tenha direito ao talão);
- Consultas de saldo pela internet, sem limites;
- Compensação de cheques.
Poupança
- Cartão com função movimentação e segunda via do cartão;
- Até 2 saques por mês;
- Até 2 transferências entre contas do mesmo banco;
- Até 2 extratos com a movimentação dos últimos 30 dias;
- Consultas de saldo pela internet, sem limites;
- Extrato anual consolidado, discriminando mês a mês os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas, juros, encargo e demais despesas.