Em entrevista recente, o presidente Lula falou sobre a Política de Valorização Salarial. Em 2023 a forma de reajuste do salário mínimo mudou, depois de um longo período. Agora os brasileiros já aguardam a definição do novo piso nacional. Confira as novidades divulgadas pelo presidente.
No dia 1º de janeiro deste ano entrou em vigor a Política de Valorização do Salário Mínimo com a intenção de possibilitar um reajuste do salário mínimo real. Agora o presidente Lula acaba de falar sobre o assunto após especulações sobre a mudança do método de reajuste.
Na ocasião em que essa política foi anunciada o presidente comemorou bastante. Para Lula essa era uma forma de oferecer aos cidadãos ganhos acima da inflação.
Reajuste do salário mínimo
- O governo federal tem trabalhado para realizar alguns cortes de gastos, reduzindo o orçamento.
- Mas, o presidente Lula garante que o salário mínimo não será alvo desses cortes.
- Ou seja, não há planos para mudar a forma como o piso salarial é reajustado no país.
- “Garanto que o salário mínimo não será mexido enquanto eu for presidente da República”, afirmou o presidente Lula.
Desvinculação dos benefícios do INSS
- O presidente também comentou sobre a desvinculação dos benefícios do INSS.
- Notícias recentes afirmam que o governo estudava uma nova forma de reajuste desses benefícios, deixando de lado o piso nacional.
- Agora o presidente afirmou que o mínimo continuará sendo adotado para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pensões.
“Não (haverá desvinculação de BPC e pensões do mínimo), porque não considero isso corte gastos. A palavra salário mínimo é o mínimo minimório que uma pessoa precisa para sobreviver. Se eu acho que eu vou resolver o problema da economia apertando o mínimo do mínimo, estou desgraçado, não vou pro céu, eu ficaria no purgatório”, afirmou Lula durante entrevista.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o salário mínimo de 2025 já foi definido pelo governo federal.