Em entrevista recente o presidente Lula falou sobre diversos temas; entre eles a mudança no valor da aposentadoria. A possibilidade de mudança na forma como o reajuste do piso do INSS é feita foi levantada por membros do governo. Agora, Lula descarta essa hipótese, entenda melhor.
Desde o dia 1º de janeiro deste ano o governo adotou a Política de Valorização do Salário Mínimo. A partir dela a correção do piso salarial nacional tem sido feita desde então. Esse piso é usado também para a definição de outros pagamentos, entre eles os valores dos benefícios previdenciários.
Uma possível desvinculação dos benefícios ao piso salarial vinha sendo debatida, mas aparentemente não vai chegar a acontecer, ao menos não para o presidente Lula.
Mudança no valor da aposentadoria
- Com essa desvinculação a Previdência Social teria que adotar uma nova forma de reajuste das aposentadorias.
- Essa ação, que era defendida pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, aconteceria como uma estratégia para a redução do orçamento da União.
- Mas, para o presidente Lula, os pagamentos do INSS não se tratam de um gasto.
- Nesta semana, o presidente afirmou que a Política de Valorização será mantida enquanto ele for presidente.
Correção do salário mínimo
- A Política de valorização soma dois fatores para definir o valor do mínimo: Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) em 12 meses até novembro mais o PIB (Produto Interno Bruto) consolidado de dois anos anteriores. Com isso o cidadão acaba tendo um aumento real.
- Quando o PIB for negativo será usada apenas a inflação.
- Essa política foi criada no primeiro mandato do presidente Lula em 2004 e agora foi retomada.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o salário mínimo de 2025 já está definido, clique aqui e veja qual será o valor.