O auxílio-doença é um benefício previdenciário pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para trabalhadores que estão temporariamente incapacitados de trabalhar devido a doenças ou acidentes. Assim, a possibilidade de solicitar a extensão automática do auxílio-doença do INSS, sem a necessidade de passar por uma perícia médica presencial, será encerrada em 30 de junho.
A medida de prorrogação automaticamente começou com o intuito de simplificar a renovação do benefício para aqueles que não estavam em condições de voltar ao trabalho e tinha validade de seis meses, com término previsto para abril, porém foi prorrogada e segue até o dia 30 de junho. Confira como solicitar mais tempo de benefício ao longo da matéria.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o auxílio-doença, confira.
O que é o auxílio-doença?
O benefício do auxílio-doença é concedido temporariamente para o trabalhador que comprovar estar incapaz para trabalhar por um problema de saúde após passar por uma avaliação de um médico.
Os primeiros 15 dias de afastamento do trabalho são de responsabilidade da empresa na qual a pessoa trabalha e a partir do 16º dia o benefício do INSS começa a ser contado.
Para entrar com o pedido, o trabalhador deve acessar o aplicativo ‘Meu INSS’, clicar em “Pedir Benefício por Incapacidade” e seguir os passos indicados. No momento é necessário estar com o número do CPF.
Como solicitar mais tempo de benefício?
Caso o beneficiário precise de mais tempo para se recuperar do acidente ou doença, a prorrogação do auxílio-doença deve ser solicitada nos últimos 15 dias do benefício através do aplicativo ‘Meu INSS’ ou de ligação telefônica para o número 135.
Se após os 15 dias da prorrogação o beneficiário não estiver de acordo com o tempo final do benefício, é possível entrar com recurso através da Junta de Recursos.
Como solicitar o auxílio-doença online?
Para conseguir o auxílio-doença online, é necessário acessar o site ou aplicativo Meu INSS e realizar o login. Após, basta clicar em ‘pedir benefício por incapacidade’ e seguir para a página que diz ‘novo requerimento’.
Seguindo o passo a passo, você chegará na parte em que é solicitado o envio dos documentos, como atestado e laudos médicos, para comprovar a incapacidade de trabalho.
O atestado deve conter o nome completo do paciente, data de emissão, diagnóstico por extenso ou código da CID, assinatura do profissional de saúde, data de início do repouso ou afastamento e prazo necessário para recuperação.