Atenção beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): o órgão confirmou o vazamento de dados de milhares de idosos com mais de 60 anos. Entre os dados vazados estão: nome, CPF, telefone, tipo de benefício e o valor recebido.
Imagem: FDR
A estatal informou que as gestões anteriores cooperavam com órgãos governamentais e elas também tinham acesso aos dados e não havia controle sobre senhas que eram concedidas. Um monitoramento em parceria com a Dataprev identificou um aumento no fluxo de solicitações de informações do sistema, o que suspendeu imediatamente das senhas.
Segundo a especialista Laura Alvarenga, esse não foi o primeiro vazamento de dados do órgão. Em 2021, a ação foi responsável pelo endividamento de milhões de aposentados e pensionistas do INSS. O problema veio à tona após os contatos frequentes de instituições financeiras oferecendo empréstimos consignados.
Dados vazados do INSS?
-
Sim, dados de milhares de brasileiros foram vazados pelo INSS;
- Isso aconteceu porque as gestões anteriores trabalhavam em parceria com outros órgãos governamentais que também tinham acesso aos dados;
- Não existia um controle sobre as senhas que eram informadas a outras empresas;
- Nome, CPF, qual tipo de benefício do INSS e qual o valor recebido foram vazados;
- O vazamento foi percebido através do monitoramento da Dataprev, que identificou um aumento no fluxo de solicitações de informações ao sistema;
- Automaticamente, o compartilhamento dessas senhas foram suspendidas;
- Até o momento, o INSS não tem um número exato de quantos beneficiários tiveram as suas informações disponibilizadas.
INSS anuncia proteção de dados dos beneficiários
O governo introduziu um novo protocolo para liberar o acesso a outros órgãos federais. Agora, para acessar externamente o sistema, será necessário certificado digital e criptografia, fortalecendo a segurança dos dados dos idosos do INSS.
A autarquia explicou que, anteriormente, os servidores que se aposentavam ou mudavam de cargo mantinham acesso ao Sistema Único de Informações de Benefícios (Suibe), pois não eram desativados. Com a adoção da certificação digital e criptografia, esses acessos serão bloqueados.
O Suibe é o primeiro sistema do INSS a ser atualizado para atender às novas normas de segurança tecnológica de 2024 quanto ao fluxo de acesso.