Terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024 já cai nos próximos dias? Confira

Paga anualmente pela Receita Federal para milhões de contribuintes brasileiros, a restituição do Imposto de Renda de 2024 já começou a ser liberada pelo órgão. Neste ano, serão realizados cinco pagamentos regulares. Além deles, os contribuintes também poderão contar com a liberação de outros cinco lotes residuais.

Terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024 já cai nos próximos dias? Confira. (Imagem: FDR)

Iniciado em maio, o pagamento é realizado para os contribuintes que, ao longo do ano de 2023, pagaram mais impostos do que o devido com base em sua faixa de renda. Para equiparar a situação, a Receita Federal realiza a devolução dos recursos extras que foram pagos pelos cidadãos.

Essa liberação tem sido feita com base em uma ordem de prioridades. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, neste ano os contribuintes do Rio Grande do Sul foram incluídos entre os prioritários. A medida acontece após as fortes chuvas de maio que atingiram o estado.

Consulte a lista completa de prioridades na restituição:

Para todos os contribuintes, o pagamento tem sido realizado de acordo com um calendário definido pelo Governo Federal. Dessa forma, o terceiro lote de restituição estará disponível no dia 31 de julho.

Tradicionalmente, a Receita Federal abre a consulta alguns dias antes do pagamento. Por meio deste site, o cidadão poderá saber se será contemplado no próximo lote de restituição do Imposto de Renda. Caso vá ser contemplado, ele terá o pagamento depositado na conta bancária informada no momento do envio da declaração.

Veja o calendário completo de pagamentos da restituição:

Confira outras informações sobre a restituição do Imposto de Renda neste link.

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile