Idosos descobrem fortunas esquecidas em contas do trabalho; saiba como resgatar

Alguns idosos possuem esquecido no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica mais de R$ 3 mil. A quantia deveria ter sido sacada ainda durante o seu tempo de trabalho, mas por alguma razão não foi resgatada. Agora, eles voltam a ter a chance de receber o benefício. 

dinheiro esquecido
Idosos descobrem fortunas esquecidas em contas do trabalho; saiba como resgatar
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O dinheiro esquecido no banco é relativo as cotas do PIS/PASEP que são diferente do abono salarial. Isso porque, a quantia não é repassada todos os anos, mas deveria ter sido sacada anos atrás. Os recursos foram encaminhados para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Quais idosos podem sacar o dinheiro esquecido?

As cotas do PIS/PASEP são valores de contribuições feitas pelos empregadores ao Fundo de Participação PIS/PASEP. A quantia já foi disponibilizada aos trabalhadores com carteira assinada e ao servidor público naquele momento, mas algumas pessoas não receberam. 

Têm direito ao recebimento do valor que segundo a Caixa Econômica é de em média R$ 3 mil:

Vale lembrar que as cotas do PIS/PASEP são recebidas uma única vez.

Como resgatar as cotas do PIS/PASEP?

Em agosto de 2023 o governo transferiu os valores que não foram sacados para o Tesouro Nacional, o que dificultou um pouco o seu resgate. O Ministério da Fazenda ainda não informou como os idosos poderão receber esse dinheiro, já que ele estava disponível no App FGTS

A recomendação, por tanto, é procurar por essa quantia:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile