A aposentadoria é um benefício concedido pelo INSS aos trabalhadores brasileiros, também é possível ter acesso a ela através do pagamento da contribuição de forma individual. Ou ainda como empreendedor. Para cada um desses grupos o valor de contribuição pode ser diferente.
Há alguns anos o Instituto Nacional do Seguro Social vem implementando mudanças significativas na aposentadoria. Para a grande maioria da população o acesso a esse benefício previdenciário acabou sendo adiado.
Isso porque foram adotadas regras progressivas de idade, por exemplo. O que não mudou foi o fato de que pessoas com carteira assinada podem sim se aposentar pelo INSS.
Aposentadoria do INSS para quem tem carteira assinada
- Atualmente para se aposentar é necessário que as mulheres tenham, pelo menos, 62 anos, e no mínimo 15 anos de contribuição. Para homens, são 65 anos de idade e 20 de contribuição.
- Para quem já contribuía antes da Reforma da Previdência de 2019 foram criadas Regras de Transição, que alteram as regras de aposentadoria até 2031.
- Nesse sistema a cada ano a idade mínima sobe seis meses em relação ao regime anterior. Neste ano, por exemplo, as mulheres precisam ter, no mínimo, 58 anos e 6 meses de idade. Para os homens, a idade mínima passa a ser de 63 anos e 6 meses.
- O tempo mínimo de contribuição nessa regra é de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
- Existe ainda a regra dos pontos, em que são somados o tempo de contribuição e a idade do contribuinte.
- Essa regra também mudou, atualmente a pontuação mínima exigida é de 91 para mulheres e de 101 pontos para homens.
Como solicitar a aposentadoria
- O pedido de aposentadoria pode ser feito de casa, não precisa ir até uma agência da Previdência.
- Basta acessar o site Meu INSS
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os segurados que trabalharam com carteira assinada podem ter direito a um aumento na aposentadoria.