Nesta sexta-feira (21) a Receita Federal abre o portal para consulta do segundo lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Serão pouco mais de 5,7 milhões de pessoas beneficiadas, dividindo um montante de R$ 8,5 bilhões.
O valor que cada contribuinte vai receber já foi apresentado no momento em que enviaram a declaração para Receita Federal. A quantia considera os valores pagos em impostos pelo cidadão, em contra partida aos gastos que obteve em 2023. É uma compensação entre o que foi pago e o que foi gasto.
Quem foi incluso no segundo lote da restituição do IRPF 2024?
O segundo lote da restituição do IRPF continua incluindo o público prioritário, aquele que possuí prioridade legal. Mas, além deles, também foram adicionados os contribuintes que entregaram a declaração nas primeiras semanas e que, claro, não possuem erros no documento.
Dentro do público com prioridade legal estão:
- 140.360 idosos acima de 80 anos;
- 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.812.767 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
Além deles, foram inclusos com prioridade 252.738 contribuintes domiciliados no Rio Grande do Sul (RS) e ainda, restituições residuais de exercícios anteriores.
Como consultar a restituição do IRPF na Receita Federal?
O contribuinte pode consultar a restituição do IRPF no mesmo canal em que enviou a declaração, pelo App Meu Imposto de Renda, no e-CAC, mas a forma mais simples é usando o site da Receita Federal.
- Acesse o site da Receita Federal e clicar em “Imposto de Renda”;
- Agora, selecione “Consultar minha restituição” e depois “Iniciar”;
- Informe: CPF, data de nascimento e ano de entrega do documento;
- Tenha acesso as informações.
Eu publiquei o calendário completo com todos os lotes de restituição deste ano, verifique nesta matéria.