Boa notícia para quem está aguardando a restituição do Imposto de Renda: o segundo lote de pagamentos já está disponível para consulta e os valores começaram a ser pagos aos contribuintes nesta semana.
No total, serão pagos R$ 8,5 bilhões para 5.755.667 contribuintes da Receita Federal. Desta quantidade diversas pessoas tem prioridade, sendo:
- 140.360 contribuintes idosos acima de 80 anos
- 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos
- 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental
- 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- 3.812.767 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX
- 252.738 contribuintes priorizados devido ao estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul
O pagamento do segundo lote da restituição está programado para ser realizado no dia 28 de junho. Os valores serão depositados nas contas bancárias informadas pelos contribuintes no momento da declaração.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a restituição do Imposto de Renda, confira.
O que é a restituição do Imposto de Renda?
A restituição do Imposto de Renda é paga pela Receita Federal para pessoas que tiveram valores retidos ou que pagaram impostos a mais no ano anterior. Em outras palavras, é um reembolso concedido aos contribuintes quando o valor do imposto pago excede o valor conforme os cálculos da Receita Federal. Geralmente, a restituição é dividida em cinco lotes pagos ao longo do ano.
Calendário segundo lote da restituição
Os pagamentos do segundo lote da restituição do Imposto de Renda serão realizados no dia 28 de junho. A consulta para este lote foi liberada no último dia 21 de junho, através do site da Receita Federal.
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto lote: 30 de setembro.
Como consultar a restituição?
Caso você tenha ficado de fora da lista de contribuintes que irão receber neste segundo lote a restituição, é possível consultar a situação da sua restituição. Para isso, basta seguir este passo:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Vá até a seção de restituição;
- Informe seus dados como CPF, ano do exercício e data de nascimento;
- Após os seus dados, você poderá ver o status da sua restituição, incluindo a data prevista de pagamento e quaisquer pendências existentes.