INSS aprova novos benefícios exclusivos para idosos

Os idosos são o principal público do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). São as pessoas que normalmente recebem aposentadoria, pensão ou benefícios sociais. Para eles a Previdência Social reservou benefícios exclusivos e que são muito importantes. 

benefícios inss
INSS aprova novos benefícios exclusivos para idosos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Os benefícios do INSS para idosos vão desde o salário que acompanha o reajuste da inflação do país, até a possibilidade de conseguir o crédito mais barato do mercado. Acompanhe a seguir quais os benefícios exclusivos do INSS para seus segurados. 

Piso e teto do salário do INSS

O piso do INSS acompanha o salário mínimo do país. Desde 2023 esse piso incluí não só a inflação do ano anterior, mas também o PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos atrás. Logo, dá maior poder de compra aos idosos. 

O teto do INSS, por sua vez, acompanha a inflação do ano anterior, ou seja, INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Neste ano, os valores são de:

  • Piso: R$ 1.412,00;
  • Teto: R$ 7.786,02.

Crédito consignado para idosos do INSS

Os aposentados e pensionistas do INSS têm o crédito consignado mais barato do mercado. Constantemente estão sendo aprovados novos cortes no teto de juros desta operação, conforme a taxa Selic também caí. 

Nesta modalidade, a parcela do empréstimo ou a fatura do cartão de crédito são descontados no salário do cidadão. O máximo que os bancos podem cobrar é de:

  • Para empréstimo: até 1,68% ao mês;
  • Para cartão: até 2,49% ao mês. 

Antecipação de salário em caso de desastre natural 

Em junho foi o segundo mês seguido que os idosos que vivem no estado do Rio Grande do Sul tiveram o pagamento do INSS antecipado. Mas essa não é a primeira vez que a Previdência Social adianta os pagamentos. 

Em caso de catastrófes como a que ocorreu no estado gaúcho, há autorização para que:

  • Todos os beneficiários recebam o salário no primerio dia do calendário, independente do número do seu benefício ou do valor. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com