O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou a realização de um mutirão para agilizar a análise dos pedidos do BPC (Benefício de Prestação Continuada) em sete estados brasileiros. A iniciativa tem o objetivo de reduzir a fila de espera e garantir que as pessoas com deficiência e idosos com mais de 65 anos em situação de vulnerabilidade social recebam o benefício o mais rápido possível.
O BPC/LOAS é pago mensalmente aos seus beneficiários no valor de um salário mínimo, que em 2024 é de R$ 1.412.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o BPC, confira.
Estados que terão mutirão do INSS
O mutirão do INSS para o BPC acontecerá em 17 agências da Previdência Social nos seguintes estados:
- Alagoas;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Maranhão;
- Pará;
- Pernambuco.
Como participar do mutirão?
- Agende seu horário pelo telefone 135 ou pelo aplicativo ‘Meu INSS’;
- Tenha documentos necessários para a análise do pedido, como carteira de identidade, CPF, comprovante de renda e laudo médico que comprove a deficiência;
- O atendimento será realizado presencialmente nas unidades do INSS nos estados listados acima.
Vale lembrar que o mutirão é destinado apenas para agendamento de análise de pedidos do BPC e não é necessário levar atestado médico no dia do agendamento.
Como solicitar o BPC?
Para solicitar o BPC é necessário estar incluso em um desses tipos de requisitos: ter uma idade mínima de 65 anos; ou uma renda familiar inferior a 1/4 do salário mínimo. Atendendo a esses critérios, será possível realizar a solicitação do benefício através do site ou aplicativo ‘Meu INSS’.
Para isso, basta acessar um dois formatos, clicar em ‘Novo pedido’, procurar por ‘Benefício assistencial’ e seguir as instruções.