Estar endividado nunca é algo simples para o cidadão, tem o peso da cobrança que muitas vezes se torna um pesadelo pela falta de condições de pagar. Mas, existe um grupo que pode ficar isento das ligações do Serasa sobre a falta de pagamento.
A Serasa representa os credores, quer dizer, as empresas que dão crédito ou que vendem produtos a prazo. Quando não é feito o pagamento essas empresas entram em contato com a Serasa que passa a fazer a cobrança pela dívida, além de incluir o CPF do cidadão nos dados de mau pagador.
Quando a dívida é perdoada na Serasa?
Na verdade, a lei brasileira não garante o perdão da dívida, mas sim o fim da sua cobrança. Isso significa que o cidadão continua tendo a dívida em determinada empresa, mas ele já não pode mais ser penalizado judicialmente por ela.
Além disso, ao atingir os requisitos a dívida também deixa de constar no banco de dados de débito não pago. Em outras palavras, perde o poder de “sujar” o CPF do cidadão.
Isso acontece quando:
- A data do débito ultrapassa cinco anos;
- Ou seja, o consumidor ficou devendo por mais de cinco anos.
Como consultar as dívidas que tem no Serasa?
Para consultar quais são as pendências em seu nome junto ao Serasa, o consumidor pode usar os canais online. Nesta mesma consulta é possível pedir pela negociação, podendo receber desconto de até 80% no pagamento à vista, ou parcelamento no boleto.
Eu explico melhor sobre as condições de quitação de dívida oferecida pela Serasa nesta matéria.
- Consulte pelo site da Serasa;
- Consulte pelo App da Serasa;
- Consulte pelo WhatsApp da Serasa – (11) 9 9575-2096.