Serasa perdoa dívida dos consumidores que atenderem a novos critérios

Estar endividado nunca é algo simples para o cidadão, tem o peso da cobrança que muitas vezes se torna um pesadelo pela falta de condições de pagar. Mas, existe um grupo que pode ficar isento das ligações do Serasa sobre a falta de pagamento. 

dívida serasa
Serasa perdoa dívida dos consumidores que atenderem a novos critérios
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A Serasa representa os credores, quer dizer, as empresas que dão crédito ou que vendem produtos a prazo. Quando não é feito o pagamento essas empresas entram em contato com a Serasa que passa a fazer a cobrança pela dívida, além de incluir o CPF do cidadão nos dados de mau pagador. 

Quando a dívida é perdoada na Serasa?

Na verdade, a lei brasileira não garante o perdão da dívida, mas sim o fim da sua cobrança. Isso significa que o cidadão continua tendo a dívida em determinada empresa, mas ele já não pode mais ser penalizado judicialmente por ela. 

Além disso, ao atingir os requisitos a dívida também deixa de constar no banco de dados de débito não pago. Em outras palavras, perde o poder de “sujar” o CPF do cidadão. 

Isso acontece quando:

  • A data do débito ultrapassa cinco anos; 
  • Ou seja, o consumidor ficou devendo por mais de cinco anos. 

Como consultar as dívidas que tem no Serasa?

Para consultar quais são as pendências em seu nome junto ao Serasa, o consumidor pode usar os canais online. Nesta mesma consulta é possível pedir pela negociação, podendo receber desconto de até 80% no pagamento à vista, ou parcelamento no boleto. 

Eu explico melhor sobre as condições de quitação de dívida oferecida pela Serasa nesta matéria.

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com