Mudança revolucionária altera acesso ao empréstimo consignado para sempre; entenda

Uma recente decisão do Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) está prestes a revolucionar a forma como os empréstimos consignados são solicitados no Brasil. A mudança promete simplificar significativamente o processo para trabalhadores da iniciativa privada, que poderão usufruir de um sistema integrado à Carteira de Trabalho Digital.

Mudança revolucionária altera acesso ao empréstimo consignado
para sempre; entenda. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A principal inovação é a utilização da Carteira de Trabalho Digital para solicitar empréstimos, permitindo o desconto automático na folha de pagamento, eliminando assim a necessidade de acordos diretos entre empregadores e instituições financeiras, tornando o processo mais ágil e eficiente.

A expectativa é que o novo processo reduza significativamente o tempo e a complexidade envolvidos na solicitação de empréstimos consignados.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o empréstimo consignado, confira.

Como funcionará?

Os trabalhadores interessados poderão simular e contratar empréstimos diretamente no aplicativo da CTPS Digital, que em breve terá uma aba dedicada para essa funcionalidade. Mais de 80 instituições financeiras, que já oferecem empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS, estarão disponíveis na plataforma para comparação e simulação.

Essa nova modalidade de empréstimos consignados terá diversas vantagens, como:

Esta iniciativa representa um avanço significativo na inclusão financeira e na modernização dos processos de crédito no Brasil, melhorando a vida dos trabalhadores, especialmente aqueles em pequenas e médias empresas que anteriormente tinham dificuldade em acessar essa modalidade de crédito.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile