Os aposentados e pensionistas brasileiros que possuem vínculo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem contar mensalmente com o pagamento de um benefício. Liberado com o valor mínimo de R$ 1.412, o pagamento é realizado para quem contribuiu ao longo dos anos com a Previdência Social.
Neste mês de junho, alguns aposentados e pensionistas poderão contar com os recursos de forma antecipada. Tradicionalmente, os pagamentos realizados pelo INSS são iniciados apenas nos últimos dias do mês. Dessa forma, é comum que os cidadãos precisem aguardar até o mês seguinte para ter acesso aos recursos.
No entanto, durante o mês de junho, o pagamento será antecipado para aposentados e pensionistas que moram no estado do Rio Grande do Sul. De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a medida tem o objetivo de auxiliar no enfrentamento da crise causada pelas enchentes de maio no estado.
Com a mudança, todos os moradores do estado terão acesso aos benefícios no primeiro dia do calendário de pagamentos. Na prática, isso significa que os recursos serão liberados já no dia 24 de junho.
Vale lembrar que a alteração é válida apenas para os moradores do Rio Grande do Sul. Para os demais, o pagamento continuará sendo realizado de acordo com o Número de Identificação Social (NIS) de cada segurado do INSS.
Consulte o calendário completo de pagamentos do INSS em junho:
Até 1 salário mínimo:
- Final 1: 24 de junho;
- Final 2: 25 de junho;
- Final 3: 26 de junho;
- Final 4: 27 de junho;
- Final 5: 28 de junho;
- Final 6: 1 de julho;
- Final 7: 2 de julho;
- Final 8: 3 de julho;
- Final 9: 4 de julho;
- Final 0: 5 de julho.
Acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1 de julho;
- Finais 2 e 7: 2 de julho;
- Finais 3 e 8: 3 de julho;
- Finais 4 e 9: 4 de julho;
- Finais 5 e 0: 5 de julho.
Confira outras informações sobre os pagamentos do INSS neste link.