Novidade envolvendo valores menores entre o salário mínimo e a aposentadoria? veja posicionamento do governo

Uma possível desvinculação da aposentadoria do salário mínimo tem circulado pelos noticiários.  Essa informação acabou preocupando muitos aposentados que estão com medo de uma redução no valor recebido. Agora o governo se pronunciou sobre o caso; veja.

Novidade envolvendo valores menores entre o salário mínimo e a aposentadoria? veja posicionamento do governo (Foto: Jeane de Oliveira/ FDR)

Como noticiamos nesta semana, uma informação sobre uma desvinculação da aposentadoria do salário mínimo tem circulado. Segundo as primeiras informações a intenção era fazer a correção dos benefícios previdenciários através de outro mecanismo. A notícia acabou alarmando muitos segurados.

Afinal, muitos se preocuparam quanto a nova forma adotada para a correção. A preocupação era receber um benefício menor.

Mudança na forma de correção das aposentadorias

  • De acordo com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o governo não pretende desvincular o valor da aposentadoria do salário mínimo.
  • Na última quarta-feira, 12, a ministra participou de uma audiência pública na Comissão Mista de Orçamento do Congresso.
  • Na ocasião ela falou sobre essa notícia, segundo Tebet o que o governo pretende é fazer uma modernização dos benefícios previdenciários e trabalhistas.
  • Essa ação deve incluir o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o abono salarial.
  • No ano passado o governo adotou uma nova política de valorização salarial, ela é vista com bons olhos pela ministra, que também aponta para o alto investimento que la traz consigo.

“Não passa pela cabeça do presidente Lula e da equipe econômica desvincular a aposentadoria do salário mínimo. Estamos analisando a possiblidade de modernizar benefícios previdenciários e trabalhistas”, afirmou Tebet.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o governo federal fez mudanças na aposentadoria recentemente. 

Revisão de gastos

  • A ministra ressaltou que o governo federal está entrando na etapa mais difícil do ajuste fiscal, a revisão de gastos.
  • Segundo Tebet o espaço de arrecadação está diminuindo, ou seja, as novas fontes de receita estão se esgotando.
  • A ministra afirmou que essa revisão mal começou, mas que já existem o plano A, B, C e até D.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.